Desempregados e trabalhadores informais encontram problemas para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 ou dificuldades na liberação do dinheiro.
Desempregados e trabalhadores informais estão enfrentando erros no sistema da Caixa Econômica Federal ao solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. Há também relatos de trabalhadores que conseguiram solicitar mas esbarraram em bugs do aplicativo do banco no momento da liberação do dinheiro.
É o caso da família do autônomo Reison Campos Diniz, de 22 anos, que mora no bairro Tamancão, em São Luís, no Maranhão. Ele e o irmão Wanderson, de 20 anos, tentaram se cadastrar pelo aplicativo da Caixa para receber o auxílio, mas tiveram como resposta “dados inconclusivos”, conforme a tela seguinte:
Trabalhadores relatam problemas ao solicitar auxílio emergencial de R$ 600. — Foto: Reprodução.
Eles moram com a mãe Ana Lúcia, de 48 anos, que está com sintomas da Covid-19, o que tornou a situação da família mais complicada: agora, todos estão em isolamento social. Ela conta que o auxílio seria um “alívio nas contas do mês”. “Seria um dinheiro bem-vindo neste momento de muita dificuldade”, diz.
Terceira filha de Ana Lúcia, a produtora de eventos Priscilla Campos mora em outro bairro, mas também está sofrendo com a falta de renda e, por isso, solicitou o auxílio. Ao contrário dos irmãos, conseguiu aprovação, mas sofre com outro problema técnico: não consegue cadastrar sua conta para receber os R$ 600.
Ela conta que, ao tentar cadastrar sua conta corrente no aplicativo Caixa Tem, aparece uma mensagem que diz que ela não tem direito ao auxílio.
“Eles disseram que estava liberado no dia 22, só que tem que entrar no aplicativo da Caixa Tem , e lá está como se eu não tivesse direito ao auxílio”, relata.
Priscilla chegou a buscar informações por meio do número 111, o telefone da Caixa criado para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial. Foi atendida, mas seu problema não foi resolvido.
Trabalhadores relatam problemas ao solicitar auxílio emergencial de R$ 600. — Foto: Reprodução.
Problemas em outros estados
Além do Maranhão, há relatos semelhantes em outros estados. Trabalhadores de Santa Catarina denunciaram problemas semelhantes ao fazer o cadastro no site da Caixa. O aplicativo estaria desconsiderando o número zero do CPF das pessoas cadastradas como integrante da família do titular do benefício, resultando em uma avaliação de “dados inconclusivos”.
Em Alagoas, muitos trabalhadores também se depararam com a resposta de “dados inconclusivos” e relataram que não conseguem corrigir os dados para fazer uma nova solicitação.
O G1 entrou em contato com a Caixa, responsável pelo cadastramento dos beneficiários, nos estados do Maranhão, Santa Catarina e Alagoas e não obteve posicionamento sobre os erros até a publicação dessa reportagem.
Fonte: G1 Maranhão.
4 Responses
Isso está acontecendo comigo também, fui aprovado, meu auxílio já está depositado, mais o app caixa tem não fuciona, foi uma luta pra conseguir fazer o login, e agora o app fica bugando e dando erros impossibilitando de fazer qualquer processo na conta digital, inclusive saber se o auxílio foi mesmo depositado.
Fui fazer meu cadastro e qd fui adicionado minha filha, o sistema diz q ela já estar cadastrada, sendo q tem 15 dias q eu fui tira o.cpf dela. E agora
A minha solicitação também teve um problema, quando digito o CPF do meu esposo aparece outro CPF.
Eu tbm fui aprovada e fui cadastra deu td certo mais na fui pedi saldo ela que a conta não estava aberta já tem 15 dias que fui aprovada sou de barrerinhas Maranhão