No município de Peritoró-MA, a 235 km de São Luís, o gado que pasta pelas as ruas da cidade vem causando transtornos tanto para os moradores como para os motoristas e motociclistas.
Segundo a população, encontrar os animais soltos revirando lixo e andando no meio das vias e nas BRs, está virando rotina. E aí vem o questionamento: cadê o poder o público?
Além disso, animais circula nas BRs 135 e 316, que cortam o município, também incomodam os peritoroenses, este blog conversou com o secretário de Meio Ambiente do Município sobre a problemática.
Recentemente, em sessão realizada na manhã de terça-feira, 9 de Agosto, a presidente da Câmara Municipal de Peritoró-MA, vereadora Dona Lurdes, apresentou uma indicação pedindo mais fiscalização com animais soltos no perímetro urbano de Peritoró.
A legisladora sugeriu ao poder Executivo que a fiscalização seja mais duras e eficaz no sentido coibir animais soltos.
Segundo a presidente da Câmara, a situação está gerando uma série de inconveniências aos habitantes de vários bairros da cidade, pois os animais soltos, além de prejudicar o tráfego de veículos, atrapalham os pedestres que caminham pelos passeios, principalmente cães, bovinos e equinos”
Seria de responsabilidade do município a criação de uma área de zoonoses para tomar de conta dos animais que atrapalham a qualidade de vida da população.