Várias ações importantes vem sendo antecipadas a fim de evitar transtornos para a população.
O prefeito Deibson Balé, prevendo os estragos que o período chuvoso costuma causar na região, antecipou diversas medidas para evitar que o pior aconteça neste inverno.
A reunião para definir os planos de ação já foi realizada e, na primeira quinzena de dezembro, o gestor esteve reunido com secretários para traçar planos de ação, alguns dos quais já vem sendo implementados.
Vários igarapés importantes da cidade já foram limpos, e estão com vazão boa para evitar transtornos.
O município também já tem locais de abrigo para levar os moradores em caso de enchente. Mesmo não havendo desabrigados, estes espaços estão sendo providenciados e muitos deles já estão coma a estrutura preparada.
Para auxiliar no acolhimento às famílias afetadas pelas chuvas, a Defesa Civil mantém um plano de ação nas regiões mais demandadas. O trabalho inclui monitoramento climatológico diário no município onde tem maior ocorrência histórica de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos e enxurradas; e a distribuição de cestas de alimentos às famílias.
“Temos vários riscos de inundação, infelizmente. Sobre isso, toda a parte da Baixada é constantemente ameaçada neste período, mas estamos fazendo o possível. Também averiguamos constantemente a situação de cada igarapé sendo que, muitos dos quais, já receberam limpeza da prefeitura. Acredito que, caso haja enchente, a nossa parte foi feita, e com certeza estamos preparados para lidar com essa situação”, disse Coordenador da Defesa Civil Otone de Sousa