Um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro foi desmontado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), na manhã desta sexta-feira (3), em Timon, a 430 km de São Luís. Durante a ação, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um empresário suspeito de aplicar golpes contra pessoas idosas.
O empresário investigado é suspeito dos crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e subtração de proventos dos idosos. A prisão foi realizada dentro da empresa financeira pertencente ao investigado.
De acordo com o delegado Michel Sampaio, do 1º Distrito Policial de Timon, no dia 29 de fevereiro de 2021, o empresário, se passando por um agente de segurança bancário, realizou uma ligação para a vítima, informando que seu cartão poderia ter sido usado de forma suspeita. Assim, o suspeito induziu a vítima a entregar o cartão de saque da Caixa Econômica Federal dentro de um envelope lacrado.
Ainda segundo a polícia, após a entrega do cartão, a vítima teve sacado e transferido de sua conta a quantia de R$ 31.087,40 feitos pelo empresário e seu grupo criminoso.
A Polícia Civil informou também que no início de 2021 já havia representado pela quebra de sigilo bancário e fiscal do investigado, vindo a descobrir que há tempos ele investia e aplicava o dinheiro das vítimas em diversos ramos, como em empresas financeiras e instalação de energia solar, visando notadamente a prática de lavagem de capital. Durante as investigações, outras vítimas do gurpo criminoso foram identificadas.
Após ser preso, o empresário foi encaminhado ao Presídio Jorge Vieira, em Timon, onde ficará à disposição da Justiça.