Lima Campos dá início a vacinação de povos tradicionais quilombolas.

A vacinação dos povos tradicionais quilombolas de Lima Campos teve início nesta segunda-feira (29).

Serão imunizados adultos acima de 18 anos em 07 quilombos nessa primeira etapa. Ao todo, 955 doses serão aplicadas inicialmente.

O mapeamento desta população, distribuída em 11 comunidades do município, foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, com a apoio dos agentes comunitários de saúde e do Departamento de Igualdade Racial e Combate às Desigualdades (vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo).

A inclusão das comunidades quilombolas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 tem base no Decreto 6040/2007, que institui a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, entre os quais se encontram os quilombolas. A partir desse conceito, analisa-se que a condição de comunidade tradicional requer ação de proteção, no sentido de preservação desse povo, enquanto representativo da base constitutiva da população brasileira.

“Embora o Governo Federal tenha definido como prioridade apenas os moradores de quilombos certificados pela Fundação Cultural Palmares – dos 11 quilombos mapeados, 08 têm certificação –, a intenção do Departamento de Igualdade Racial é assegurar que todos os territórios quilombolas de Lima Campos sejam contemplados”, pontuou Fernanda Soares – gestora do Departamento de Igualdade Racial e Combate às Desigualdades.

Por: Departamento de Comunicação de Lima Campos – MA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*