Montado com ajuda da Eneva, Hospital de Pedreiras é um dos 4 frutos do trabalho de Simplício Araújo

Completando um ano de funcionamento nesta terça-feira (15), o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, atingiu a marca de 22.856 atendimentos médicos em um ano.

A unidade, que seguiu ampliando, ao longos dos últimos meses, a rede de assistência aos diagnosticados com coronavírus, foi implantada após intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) com a empresa Eneva e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Com 57 leitos de enfermaria, 12 de UTI e 8 de UCI – no total, 77 leitos – para atender casos da Covid-19 que necessitem de internação hospitalar, o hospital vem constantemente fortalecendo os cuidados aos pacientes com a Covid-19 na região do Médio Mearim.

Em um ano, foram mais de 22 mil atendimentos médicos e, ainda, mais de 200 mil atendimentos da equipe multidisciplinar do hospital. Atuante em 45 municípios maranhenses, a unidade já internou mais de 1.029 pacientes – destes, 735 foram curados e 63 transferidos para outras unidades. Outro dado importante foi relacionado à quantidade de exames de imagem/laboratoriais: mais de 81 mil.

Para o secretário Simplício Araújo, da Seinc, estes números representam um importante resultado positivo das ações do Governo do Maranhão no atendimento de pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde da região, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

“Estamos felizes por, em todo este período, consegui oferecer uma unidade à população do Médio Mearim de excelente qualidade e rapidez no atendimento aos pacientes com coronavírus. Conseguimos diversas vitórias, como dar assistência a outras unidades estaduais e municipais já existentes, assim como salvar milhares de vidas por todo o Maranhão”, ressaltou o secretário.

Ampliação de leitos

Em março deste ano, foi entregue a nova ala do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, com 25 novos leitos de enfermaria e 12 novos leitos de UTI.

“Com o objetivo de salvar milhares de vidas na Região do Médio Mearim, no primeiro trimestre de 2021 nós reforçamos o atendimento no Hospital de Campanha de Pedreiras, ampliando a quantidade de leitos clínicos e de UTI, que passou a contar, também, com recursos do Tesouro Estadual, equipamentos médicos e outros itens específicos para o ambiente hospitalar”, destacou Simplício Araújo.

No total, o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco atende uma região com 45 municípios. A unidade hospitalar recebeu, ainda, uma ambulância doada pela empresa VLI Logística e equipamentos médicos e outros itens específicos para ambiente hospitalar, doados pela Eneva.

Homenagem

Dr. Kleber Branco foi professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, de sua carreira profissional, destaca-se a implantação da primeira unidade hospitalar de alta complexidade do interior, a Policlínica São Jorge, em Pedreiras, nos anos 1970. Ele também foi membro da Academia Maranhense de Medicina. Entre outras homenagens da classe médica, Kleber Branco recebeu placa do Conselho Regional de Medicina (CRM) pelo enaltecimento à medicina do Maranhão. O médico também foi deputado estadual.

Confira:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*