A Ronda de Proteção Escolar (ROPE) surgiu a partir do diálogo entre as diversas forças de segurança atuantes do município de Trizidela do Vale, a comunidade escolar e o poder executivo. A ideia de criação partiu do prefeito Deibson Balé que demonstrou preocupação com os últimos acontecimentos em escolas do país. O decreto criando a ROPE foi assinado nesta quarta-feira (19) no gabinete municipal com a presença de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração, vereadores e demais gestores da administração municipal.
“A ROPE seguirá um conceito muito utilizado em políticas públicas como a Busca Ativa, da própria área da Educação, que reúne profissionais de diversas áreas, para as diversas motivações que resultam na evasão escolar. A ROPE será composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Bombeiros Civis e Guardas Civis Municipais. Não só para atender possíveis casos de violência, mas para também atuar em situações que exigem outro tipo de abordagem. Uma equipe multidisciplinar para atender a comunidade escolar”, comentou o prefeito Deibson Balé.
“É um momento ímpar para a nossa educação. Nosso gestor mostra uma sensibilidade gigantesca com a criação da ROPE. Demonstrando assim preocupação com nossos alunos e nossos profissionais. Parabenizo por conclamar e promover o diálogo com as mais diversas forças de segurança atuantes no município e por reuni dentro dessa iniciativa profissionais que podem atuar em diversas frentes”, disse a Secretária de Educação, Sônia Abreu.