A Prefeitura de Turilândia, no Maranhão, decidiu cancelar as festividades de Carnaval programadas para 2023. O motivo é uma ação do Ministério Público que pediu o cancelamento das festividades por conta de mudanças no planejamento com a Polícia Militar e mau uso dos recursos públicos.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pelo prefeito da cidade, Paulo Curió. Antes, a prefeitura planejava um Carnaval nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Chamado de ‘Folia e Alegria Sunset’, o evento aconteceria na orla da Beira Rio e dentre as atrações confirmadas estavam Chicana, Thales Play e Taty Girl.
Dentre os motivos da ação do MP contra a Prefeitura de Turilândia está uma mudança no planejamento de segurança do Carnaval, que teria sido estabelecido em conjunto com a Polícia Militar e Civil, em uma reunião ocorrida no dia 27 de janeiro.
Segundo o promotor Hagamenon de Jesus, foi acordado que as festividades ocorreriam apenas no dia 20 de fevereiro, com palco no Cais da cidade, com música ao vivo das 16 horas até meia-noite, com previsão de arrastão com uso de carretinha até o local do evento. No entanto, a Prefeitura anunciou três dias de Carnaval.
Além disso, o promotor afirma que a contratação de bandas artísticas e shows com uso de muito dinheiro público pode configurar despesa ilegítima e irregularidades das contas de gestão. Nesse contexto, ele diz que há algumas pendências da gestão a serem sanadas, como o transporte escolar – no qual os ônibus reprovados em inspeção -, e realização de concurso público com número de vagas compatíveis com as contratações temporárias.
Esse não é o primeiro caso em que uma prefeitura cancela o Carnaval a poucos dias do evento. Em Governador Edison Lobão, o prefeito Geraldo Braga informou que a festa não será realizada porque o município tem dívidas a pagar. Na virada do ano, a cidade também optou por cancelar as comemorações por não fazer festa pelo mesmo motivo.
“Estamos com débitos que precisam ser honrados e não temos como gastar dinheiro com uma festa pública em detrimento a questão do recolhimento da previdência social. A prefeitura não fará Carnaval”, afirmou Geraldo Braga.
Fonte: G1Ma.