Na última quarta-feira (09), a vereadora da Câmara Municipal de Joselândia, Mayrla Gardênia, entrou com uma ação junto ao Ministério Público, através da Promotoria de Joselândia.
A intenção é que o órgão ajude a regularizar a situação dos professores do município, no que se refere ao reajuste salarial do Governo Federal, abono das sobras do Fundeb de 2021 e regularização do INSS.
Sobre este último item, os professores de Joselândia recebem mais de R$ 3.000, porém, o prefeito Raimundo Zuca informa que recebem apenas R$ 1.100 e paga apenas este valor, isto é, caso algum profissional se aposente agora, ganhará apenas um salário mínimo.
Os professores procuraram por diversas vezes algum representante do município para resolver a situação, chegando até mesmo a se encontrar com Raimundo Zuca, porém, a prefeitura nunca tomou nenhuma iniciativa nem quanto ao INSS, nem ao reajuste de 33% do Governo Federal e nem com o pagamento do abono do Fundeb.
Por essa razão, a vereadora Mayrla, que também é professora, tomou resolver acionar o Ministério Público para que a promotoria possa apurar e investigar a situação.
Caso a irregularidade seja descoberta, o prefeito Raimundo Zuca irá ser punido por crime de improbidade administrativa, que deve resultar no seu afastamento da prefeitura.